quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os frutos de outono no Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se todos os anos, no dia 16 de outubro. Este ano decidiu-se montar uma mesa na cantina, com os frutos de outono trazidos por alunos de todas as salas da escola. Maçãs, diospiros, pêras, Kiwis, maracujás, toranjas, feijoas,medrunhos, avelãs, nozes, castanhas, amêndoas, abóboras muito giras preencheram a mesa e encheram as cestas, só faltaram mesmo as romãs. A mesa ficou gira a valer e com as cores de outono.


Depois, na nossa sala ouvimos a história do dia " A sopa verde", uma história indicada para este dia e que nos ensinou a importância de comer sopa verde, ou seja, de legumes. 



No dia seguninte, recontamos esta história e simultaneamente dramatizamos "confecionando a brincar", as sopas da história com colagens num cartaz, que depois ficou exposto na sala. As sopas foram feitas num pote à moda antiga.
















segunda-feira, 15 de outubro de 2012

História do dia "O senhor Mago e a folha"












Esta foi uma história de outono muito gira, em que a solidão de um Mago e a precisar de companhia, com a sua magia, decidiu transformar uma folha que encontrou num dia de outono, numa linda menina. A linda menina quando acordou chamou o Mago de pai. Assim, como o Mago se chamava Antão decidiu dar à menina sua filha o nome de Anteia. Esta história ensinou-nos que não é bom estarmos sós e se  algum dia isso acontecer devemos de procurar a companhia de alguém. Nunca queiras viver na solidão, por isso é importante ter amigos. Depois de ouvirmos esta história, o nosso professor pediu-nos para cada um de nós no intervalo procurar uma folha, que depois de colada numa folha de papel se  transformou numa linda menina tal como a da história. Só que em vez de se chamar ANTEIA, fizemos um jogo de palavras onde ao nome de cada um de nós se retirou parte da última sílaba e acrescentou-se EIA. Por exemplo o nome TOMÁS, transformou-se em TOMEIA.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O outono

O outono já chegou e com ele veio o vento, a chuva e o frio. Ele também chegou à nossa sala e nesse sentido realizamos um trabalho de expressão plástica muito giro, onde aplicamos a técnica de pintura com café. Enquanto os alunos do 1ºano pintaram com café o tronco e ramos de uma árvore, os do 2ºano pintaram algumas folhas e outros elementos para decorar o painel das estações da sala. Depois, os alunos do 1ºano recortaram as imagens com as folhas e a árvore e colaram noutra folha, onde desenharam outros elementos decorativos e colaram folhas secas, para representar o chão.








quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AS VOGAIS




Os meninos do 1ºano já conhecem as vogais, só não  sabem escrevê-las em letra manuscrita. Então, estiveram a ouvir a história "As vogais ensopadas", contada pelo nosso professor e no fim tiveram eles de as procurar no meio das letras  do alfabeto. E todos os meninos já sabem identificar as vogais. Depois, ouvimos e cantamos todos a canção das vogais e colocamos as vogais por ordem no quadro magnético A E I O U. Agora que já sabem as vogais já vão poder aprender as desenhá-las com letra manuscrita e a primeira a aprender será o i minúsculo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vespa gigante invade a nossa sala


Ontem, quinta feira quando chegamos à sala ficamos assustados pois estava lá dentro a voar uma vespa enorme. O nosso professor disse para não termos medo porque a vespa só ataca se sentir-se ameaçada e algum de nós se meter com ela. Depois disto, o nosso professor decidiu apanhá-la com a ajuda de um copo de plástico com tampa, para nós podermos observá-la mais de perto. Então, depois de a ter apanhado, colocou-a numa lupa própria para ver insetos e assim conseguimos observar ao pormenor esta vespa gigante, onde se conseguia ver os pelos e asas muito bem. A natureza é bela.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

História do dia

Como já é hábito na nossa sala desde o 1º ano, a primeira atividade do dia é ouvirmos uma história. Essa história pode ser digital, projetada no quadro interativo e depois ouvimo-la e falamos no final sobre a mesma e qual a "lição" que ela nos ensina. Outras vezes é o nosso professor que pega num livro e lê a história para nós e foi isso que aconteceu hoje. Ele leu-nos o conto do "Velho, o rapaz e o burro". É um conto muito giro que nos ensina que por vezes não devemos de seguir a opinião dos outros e sim seguir o que a nossa cosnciência diz pois :



terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Matemática em ação - situação problemática


Nesta segunda feira, nós os alunos do 2ºano estivemos a resolver um problema sobre o Ulisses e os seus amigos. Tivemos de descobrir quantas bicicletas e trotinetes tinham os oito amigos, sabendo que uma bicicleta tem duas rodas e uma trotinete três rodas, e que o Pedro viu-os passar e contou ao todo 21 rodas. Para resolver este problema tivemos de saber primeiro quantos eram os amigos que o pedro viu passar. Depois, começamos por desenhar oitos conjuntos de duas e três rodas, até obtermos um total de 21 rodas. Por fim, foi só transformar os desenhos numa adição de parcelas e concluimos que o Pedro viu passar três bicicletas e cinco trotinetes.