Os meninos do 1ºano já conhecem as vogais, só não sabem escrevê-las em letra manuscrita. Então, estiveram a ouvir a história "As vogais ensopadas", contada pelo nosso professor e no fim tiveram eles de as procurar no meio das letras do alfabeto. E todos os meninos já sabem identificar as vogais. Depois, ouvimos e cantamos todos a canção das vogais e colocamos as vogais por ordem no quadro magnético A E I O U. Agora que já sabem as vogais já vão poder aprender as desenhá-las com letra manuscrita e a primeira a aprender será o i minúsculo.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Vespa gigante invade a nossa sala
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
História do dia
terça-feira, 18 de setembro de 2012
A Matemática em ação - situação problemática
Nesta segunda feira, nós os alunos do 2ºano estivemos a resolver um problema sobre o Ulisses e os seus amigos. Tivemos de descobrir quantas bicicletas e trotinetes tinham os oito amigos, sabendo que uma bicicleta tem duas rodas e uma trotinete três rodas, e que o Pedro viu-os passar e contou ao todo 21 rodas. Para resolver este problema tivemos de saber primeiro quantos eram os amigos que o pedro viu passar. Depois, começamos por desenhar oitos conjuntos de duas e três rodas, até obtermos um total de 21 rodas. Por fim, foi só transformar os desenhos numa adição de parcelas e concluimos que o Pedro viu passar três bicicletas e cinco trotinetes.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Jogo da glória
A brincar também se aprende. Então, na sexta feira formamos 4 equipas com os alunos do 1º e 2ºano e estivemos a jogar ao jogo da glória preparado pelo nosso professor numa formação. Este jogo de perguntas e repostas de escolha múltipa, sobre as áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do meio e cultura geral serviu para relembrar-mos alguns conteúdos trabalhados no 1ºano. Foi muito fixe, era tudo virtual e o computador é que jogava o dado por nós e fazia mover os pinos. Foi muito fixe e divertimo-nos bastante.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
AEC´s Atividades Extra Curriculares - Horário
Uma das vantagens de um blogue deste tipo é permitir dar informações aos encarregados de educação. Assim, e por esquecimento não enviei pelos alunos o horário das AEC´s, pelo que ele fica disponível aqui, abaixo e na segunda feira já enviarei pelos alunos uma cópia do mesmo, com mais alguma informação que ache importante. Mas não se esqueçam que a partir de segunda para os alunos inscritos as aulas só terminarão às 17.30H e na sexta feira, que tem AFD (atividade física desportiva) ainda não é necessário nenhum material, pois vai ser a apresentação dos professores.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
A cantar também se aprende...
Aqui vai um vídeo com uma canção gira sobre a escola. Temos cantores afinados e apesar de os meninos do 1ºano não saberem ler, acompanharam muito bem os do 2ºano e com poucos ensaios até não está nada mal.
Assinar:
Postagens (Atom)
